17 de setembro de 2009

Sobre a dor da perda ou uma morte anunciada

Eu já sabia que ele tinha morrido
(Quando me propus a fazer minha monografia sobre o Henfil nem sabia quem ele era. Um cartunista que lutou contra a ditadura, era só isso que eu conhecia sobre ele. Só que o cara era muito mais que isso. Era um humanista. Acreditava no povo, no homem, na igualdade, na liberdade. Lutou quase a vida toda contra as injustiças que o governo, seja ele ditatorial ou não, praticava contra os brasileiros. Sofreu a vida toda com uma doença e com a desinformação. Contraiu AIDS em uma transfusão de sangue e morreu aos 48 anos depois de ficar cinco meses internado em um hospital. Henfil foi muito mais que um cartunista que lutou contra a ditadura, Henfil foi um homem que lutou pela vida.)
Mesmo assim eu chorei.