2 de fevereiro de 2007

Carta ao meu filho.

Filho,

Perdoe-me por ter-lo colocado nesse mundo caótico, cheio de coisas sem explicações, mas saiba que só assim fiz por ter esperança de que de alguma forma você possa, um dia, fazer algo pra mudar.
Toda mãe acha o filho lindo, por que eu seria diferente? Eu gostaria que você tivesse olhos grandes. Não sei por que, mas eu gosto de olhos grandes e me passam algo de mágico e eu quero que você tenha olhos mágicos.
Meu filho vá à escola direito, mas se você quiser mate algumas aulas porque ninguém é de ferro. Porém, freqüente as aulas de física, não que elas sejam importantes pra sua vida, mas é importante não reprovar na sua vida escolar, porque se falta de paciência com exatas for genético, você terá de ter muita paciência.
Namore e namore quantas vezes você quiser, mas não seja estúpido a ponto de achar que todas as mulheres irão te querer. Não as magoe e não se deixe ser magoado. Não as force a nada e não se deixe ser forçado. Não brinque com os sentimentos dos outros e não traia. Não faça as coisas porque todo mundo está fazendo e não se deixe influenciar.
Não seja egoísta e divida o que você tem de sobra com quem só tem faltando. Não seja orgulhoso e aceite que sua namorada, esposa, amiga ou quem quer que seja pague a conta do restaurante que isso não vai fazer sua mão cair ou coisa parecida, mas seja delicado e pague na maioria das vezes. Não seja ciumento e não queira dar uma de dono de tudo e de todos. Lute pelos seus ideais e faça a faculdade que mais te agradar para que você trabalhe por prazer e não apenas para ganhar dinheiro.
Não sorria o tempo todo, porque isso é sinal de desespero, mas seja amável o tempo todo porque isso é sinal de educação. Se permita um dia de cara fechada, mas não contamina a todos com isso. Ninguém tem culpa se você herdou o mal-humor matinal da sua mãe.
Jogue futebol, assista futebol, comente sobre futebol, mas se sua mulher pedir um minuto de atenção, dê. Talvez depois ela te deixe ver o resto todo do jogo em paz.
Dirija com prudência, saiba que além da sua vida as de outras tantas estão em jogo também, inclusive a da sua mãe que vive ligada a sua. Use camisinha e só me apareça com netos depois dos 25 anos. Não gostaria que você bebesse, mas se for beber, beba com responsabilidade e saiba o que está bebendo e porque está bebendo.
Não more comigo até os 30, seja independente desde cedo, mas me deixe pensar que você precise de mim, por carinho. Arranje uma boa moça para se casar e me convença que ela serve para você.
No fim de tudo viva, meu filho, seguindo ou não o que está escrito aqui. Viva da melhor maneira, viva da sua maneia.