11 de maio de 2007

Você está conectado a 52.586.391 pessoas através de milhares de comunidades idiotas

Esses dias eu estava passeando no orkut e reparei como as pessoas não são elas mesmas, mas sim o que elas querem que os outros pensem delas. E isso se reflete ao extremo nas comunidades que as pessoas são membros. Membros muitas vezes inativos, que não comentam e não falam nada, apenas estão lá pra que os outros vejam que elas estão lá.
Antigamente, assim nos primórdios da vida orkutiana, eu cheguei a entrar em 700 comunidades. Todas eu nem lia direito a descrição. Todas aquelas que me lembravam uns anos 80 distantes. “Carrossel”, “Eu tive um pirocoptero” e por aí em diante.
Eu achava o máximo entrar naquelas comunidades de banda. Putz! Aquilo era o máximo. Mostrar pra todo mundo o tanto que eu sou descolada porque eu estava na comunidade do The White Stripes e todo mundo pensar que eu queria saber toca bateria como a Meg White. Lindo! Apesar de nunca ter ouvido duas músicas do White Stripes.
Depois de um tempo eu comecei a querer passar uma de ‘tô nem aí pro que tu pensa de mim’ e passei a entrar em comunidades do tipo “eu aperfeiçoei a ciência da idiotice” ou “Uncool”. Dessas que as pessoas vêem e pensam “nossa, ela é bem nem aí mesmo”.
Aí cheguei à fase de entrar em comunidade nada a ver com nada, muito menos comigo. “Eu dou risada do garoto sufocado”. Quem é esse tal de garoto sufocado? Não importa, a descrição é engraçada, participar, tem certeza de que deseja participar desta comunidade?, claro!
Passei muito tempo nessa de não encontrar uma identidade que valesse a pena no orkut. Se bem que não sei se isso é possível e necessário mesmo.
Um dia, assim com mais e menos e deletei minha conta. Apaguei meu perfil, saí do orkut. Fiquei feliz por 4 meses sem entrar. Mas eu vi que o orkut, eu querendo ou não, facilitava minha vida em alguns aspectos. Eu podia mandar recados urgentes mais rápido e podia receber respostas de recados urgentes rápido. Claro, que também podia xeretar um pouco a vida dos outros, mas isso não é pra facilitar minha vida em aspecto nenhum, não, é só curiosidade mesmo.
Hoje em dias minhas comunidades são bobas e inocentes. De banda acho que só tem uma, tem uma ou duas de filme, mas tem muitas de frases. Pra quem chegou a ter 700, 38 é um ótimo número.
Mas ainda sobram pseudo intelctuais no orkut. Sobram axezeiros no orkut. Sobram pessoas sem noção que entram em comunidades do White Stripes só pras pessoas acharem que elas querem saber tocar bateria que nem a Meg White.