23 de fevereiro de 2008

Regrinhas básicas para o bom andamento da aula

Existem regras implícitas em uma sala de aula. Regras que ninguém comenta, mas que todos sabem que devem seguir para que a aula transcorra de maneira agradável, pelo menos para metade da turma. Regras básicas que devem ser respeitadas não importando se você é novato, calouro, veterano ou “macaco-véi-de-guerra”.
Uma dessas regras é:
“Não fará comentários óbvios diante de uma turma entediada”.
Isso é básico!
Se o professor está mostrando uma foto em que aparecem três pessoas, sendo que uma delas está na sombra enquanto as outras duas estão na luz. Todos que não são cegos ou estão com seus respectivos óculos viram isso, mas vem alguém das profundezas e diz: “Professor, tem uma coisa muito interessante nessa foto: tem três pessoas, mas uma está na sombra e as outras duas na luz. Não sei se você reparou.” O que todos reparam nesse momento é que o professor, sem conseguir disfarçar, faz uma cara de “jura!?” compartilhada pelo resto das pessoas presentes. O/A comentarista será alvo de chacotas por resto do curso, ainda mais pelo seu sotaque mineiro falso.
Outra regra é:
“Não deixarás o professor pagar pau para ti”.
Você trabalha em uma ONG e acha isso bastante legal, mas o resto da sua turma não tem a mínima idéia de qual seja essa ONG. Entretanto a professora adora você porque te deu aula em um passado remoto e acha sensacional o fato de você trabalhar nessa organização e diz isso toda aula pra quem quiser ouvir: “ah! Ela já é jornalista porque ela trabalha na (nome da ONG)”. A turma inteira irá lembrar de você como a doida que trabalha em não-sei-qual organização-não-governamental e que a professora pagava pau mesmo você tendo ido a apenas duas aulas o semestre inteiro.
São regras básicas. Tão básicas que às vezes as pessoas se esquecem, mas que quando cumpridas fazem com que as aulas sejam umas maravilhas. Mas quando não cumpridas provocam muitas risadas.
Ah! Uma última regra, na verdade, dica. Nunca, mas nunca seja a menina mais sebosa da sala, aquela que todo mundo acha um nojo e caía na frente dessas pessoas que te acham um nojo. Além de causar constrangimento para você mesmo, fará com que as pessoas se machuquem tentando enfiar a cabeça dentro de uma bolsa porque não consegue conter o riso descontrolado.